Um cão bem educado significa um animal equilibrado. Muitas pessoas confundem amor pelo seu cão com falta de regras, e acabam criando um animal mal educado, cheio de manias, e de difícil convivência em sociedade.

FlávioQuem já não ouviu histórias de pessoas que quase não podem receber visitas em casa porque seu cão fica estressado? Não estamos falando só de agressividade de raças grandes, existem muitos cãezinhos que odeiam visitas por serem mal educados, latem demais e até avançam nas pessoas, isso é muito desagradável.

Lembre-se que adestrar também é um ato de amor, a primeira regra para se educar bem um cão é aquela que estabelece uma relação de amizade com o animal, para poder ser adestrado. Além disso, uma boa educação pressupõe também restrições. A educação deve ser firme, mas jamais violenta e deve começar desde filhotinho; já que o desenvolvimento psicológico do cão avança muito rápido (com 10 meses, já terá as características de um adulto).

Devemos levar em consideração que cada cão tem seu caráter próprio diferenciado por seu temperamento: docilidade, curiosidade, tendência possessiva entre outros comportamentos. Uma coisa muito importante que se deve levar em conta é que o cão identifica-se com seu adestrador como se fosse o “chefe de matilha”, então devemos ser capazes de impor autoridade e algumas regras de convivência.

Para conquistar o papel de chefe devemos mostrar firmeza, sem violência, sem precisar assustar o animal. É muito importante também que todas as pessoas da família estejam dispostas a criar um cão bem educado, não adianta ensinar uma coisa a ele sendo que em casa ele não precisara respeitar regras.

O primeiro passo é acostumar o animal a atendê-lo quando chamado pelo nome. O chamado constitui, portanto, um exercício de obediência, e quando for correspondido deve recompensá-lo com carinho, petiscos, brinquedos e dizendo “muito bom”. A ordem de chamado para o cão deve significar carinho, por isso é importante que quando for repreendê-lo, você não o chame pelo nome.

O cão é capaz de compreender o significado de um certo número de palavras , as quais devem ser breves, fáceis de diferenciar uma das outras e sempre as mesmas, para melhor aprendizado. Também é muito importante o tom de voz usado. Um “não” seco, decidido e firme será a primeira lição que o filhote deverá aprender. O inicio do adestramento deve ser em um local tranquilo sem muitas distrações para que o animal se concentre nos exercícios e nas palavras do adestrador. Tenha em mente que um animal bem educado lhe trará muito mais alegrias em convivência com outros animais e outras pessoas.

Por Flavio Tamaio, o Adestrador Amigo

Últimos artigos

Procure obter referências sobre o adestrador de cães que irá contratar, bem como informações de pessoas que...
Por quê adestrar seu cão?
Terça, 27 Outubro 2015
Um cão bem educado significa um animal equilibrado. Muitas pessoas confundem amor pelo seu cão com falta de...
Mais emArtigos  

Adestramento de Cães

Adestramento de Cães